terça-feira, 26 de julho de 2016

Diga não ao movimento BDS de uma vez por todas. Apoie de verdade uma iniciativa de paz entre Árabes e Judeus.

    Há uma preocupação comum pelos interesses nacionais de Israel e sua segurança a longo prazo. A “Iniciativa de Paz Judaica” pode bem ser a melhor chance de assegurar o futuro de Israel como um estado democrático judaico. Este forma uma base para cooperação futura com outras iniciativas e organizações politicamente centralizadas, que sejam ativas em promoção de mudanças políticas para o encontro de uma resolução de paz no Oriente Médio.

    A lista de falhas é exaustiva. A recente falha nas negociações conduzidas pelo Secretário de Estado John Kerry e a falta de perspectivas políticas acompanhadas pela campanha de Gaza de "Proteção de bordas" e requisição de Israel para elaboração de uma estratégia que servirá uma visão Sionista clara e focada, são apenas algumas frustrações pelo caminho para obtenção de uma paz regional.

     A tensão em Jerusalem e o Monte do Templo como seu episcentro assim como o recente levantamente de dura violência se inferiorizam aos riscos ligados às políticas de assentamento e a falta de limites semparando Israel dos palestinos. Sem a realidade de dois Estados para dois povos, Israel está se tornando um estado bi-nacional baseando-se na etnia. O ativo conflito Árabe-Israelense resulta em deterioração de segurança, econômica e diplomática, e pode eventualmente gerar uma guerra motivada por crenças entre fundamentalistas religiosos.

     Até agora o conceito de negociações bilaterais como opção exclusiva não tem obtido uma solução com a criação de dois estados. A Iniciativa de Paz da Saudi-arábica tem sido apresentada pelo mundo árabe como uma plataforma a ser negociada. Uma aproximação baseada em conceitos regionais apresenta uma oportunidade de satisfazer os interesses comuns de Israel e da maioria dos estados árabes, primeiramente Egito, Arábia Saudita, Jordânia e os Estados do Golfo. 
    A formação de uma fronteira segura e reconhecida para Israel e a desmilitarização dos Palestinos é claramente um interesse nacional. A maioria da população de Israel apoia esta análise, e suportaria uma liderança judáica que estivesse disposta a tomar passos ousados para a mudança da atual e incerta realidade.
      Israel luta para estabelecer a visão Sionista de uma nação segura e um lar para o povo judeu, preserverará seu caráter democrático e judáico assim como foi estabelecido pela declaração da independência e criará horizontes para crescimento econômico, social, cultural e científico para o benefício das gerações futuras.
    A implementação da visão requer um alcance gradativo do fim dos conflitos àrabe-israelense e palestino-israelense, e a garantia de uma existência segura em um Oriente Médio turbulento e em meio às ondas de terror fundamentalista.
    A estratégia recomendada é uma iniciativa regional combinada à iniciativa de ações independentes e incondicionais. Os interesses nacionais imperativos de Israel necessitam de uma iniciativa combinada que se empenhará para o fim do conflito árabe-israelense e assegurará o futuro de Israel como um lar seguro e democrático para o povo judeu.
    Uma paz duradoura na região, trazida pela solução da instituição de dois estados e o reconhecimento pelos vizinhos e pelas lideranças dos estados árabes é a única real forma de para-se o movimento BDS.

     Uma paz vedadeira na região traria uma tremenda prosperidade para a região, abrir-se-iam vastas possibilidades educacionais e abundância de oportunidades de emprego e acabaria-se com o BDS. Paz na região seria grande para ambos os lados, de fato eliminar-se-iam as partes.
         Para demais informações acesse: http://www.yozmim.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário